28 de dez. de 2012

Passei no Enem e agora qual é o próximo passo?

ENEM: Ele pode ser usado no SISU, PROUNI e no certificado do Ensino Médio


Com a nota do Enem em mãos você pode:

1) Usar para ingressar em Faculdades, institutos e universidades que aceitam essa nota sem precisar prestar vestibular.

A primeira coisa a ser feita para usar a nota do ENEM no seu vestibular é verificar se a Universidade que você escolher usa ou não o ENEM. Essa informação, que em geral está no site das instituições ou então no Manual do Candidato. As vezes as Universidades usam como Vestibular, as vezes como parte do vestibular e as vezes optam por nem usar. De um modo geral, quem fez várias edições do ENEM pode escolher qual nota quer usar, essa escolha é feita indicando o Número de Inscrição do ENEM. Se você indicar o número de inscrição de 2011, contará a nota de 2011, se usar o número de 2012, contará a nota de 2012. Guarde sempre o seu número de inscrição, sem ele você não poderá optar por usar o ENEM em nenhum vestibular.

2) Concorrer a uma bolsa de estudos 100%, 75%, 50% no SISU e no PROUNI.

O PROUNI é um programa do Governo que se destina a oferecer bolsas de estudo parciais (50% de desconto) ou então totais (100% de desconto) para alunos nas Universidades Particulares. Para se candidatar a uma bolsa do PROUNI, o aluno obrigatoriamente tem que ter feito alguma edição do ENEM. As bolsas do PROUNI são dadas basicamente aos candidatos com as maiores notas no ENEM, no entanto não é qualquer um que pode ganhá-las. É preciso se enquadrar nas regras abaixo:

  • Ter cursado o Ensino Médio inteiro em Escolas da Rede Pública ou então em Escolas Particulares com bolsa integral.
  • A renda para conseguir a bolsa de 100% deve ser de no máximo 1 salário mínimo e meio por pessoa
  • A renda para conseguir a bolsa de 50% deve ser de no máximo 3 salários mínimos por pessoa
Algumas pessoas, no entanto, ganham vantagens (bônus) para conseguir bolsas no PROUNI:

  • Pessoas com necessidades especiais
  • Professores de Escolas Públicas que desejam melhorar sua formação fazendo cursos de Licenciatura ou Pedagogia.
Para poder usar a nota do ENEM no PROUNI é necessário se cadastrar no site do SisPROUNI. O SisPROUNI é um sistema que controla e cadastra os dados do PROUNI. No SisPROUNI você poderá escolher a faculdade onde quer ganhar a bolsa e os cursos (primeira e segunda opção).

O SISU é um sistema unificado que seleciona alunos para entrar em várias Universidades Pública em todo o Brasil. Funcionando de um modo similar ao PROUNI, o SISU oferece as vagas para quem tirou as maiores notas no ENEM. Para poder fazer esta seleção o SISU usa um sistema de Notas de Corte, quanto maior a nota média dos alunos, mais sobe essa nota de corte. Em outras palavras, quanto mais concorrida for a Universidade, melhor deve ser a sua nota no ENEM para entrar. Para usar a nota do ENEM no SISU é necessário informar seu número de Inscrição do ENEM no site do SISU e também escolher as suas opções de Universidade e Curso.

3) Ou ainda, você pode usar a nota para obter o certificado de ensino médio.

O ENEM também passou a servir em 2010 como um meio de conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Quem tiver conhecimentos suficientes para tirar uma boa nota no ENEM, passa a ser considerado um aluno formado no Ensino Médio, mesmo que tenha estudado só em casa ou feito parcialmente o Ensino Médio. Para poder usar o ENEM como certificado de Conclusão do Ensino Médio você tem que marcar esta opção no momento em que for fazer a prova do ENEM. As pessoas que marcarem terão suas notas enviadas as Secretarias de Educação da sua região, para tirar o certificado, o próximo passo é o aluno procurar a Secretaria mais próxima. Infelizmente quem não marcou esta opção nas edições anteriores do ENEM não pode mais usa-lo como certificado de conclusão do Ensino Médio, fica para a próxima edição. Para poder retirar o seu certificado de conclusão do Ensino Médio, no entanto, existe uma regra de Requisitos Mínimos:

  • É necessário ter concluído o Ensino Fundamental
  • É preciso tirar no mínimo 400 pontos nas 4 áreas de conhecimento do ENEM
  • É preciso tirar no mínimo 500 pontos na redação do ENEM.
Caso você consiga os pontos somente em algumas áreas, ainda assim, pode usar para eliminar matérias do curso. Legal não é?


Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/educacao/enem-tire-suas-duvidas/

5 comentários:

  1. Oi, tenho 16 anos e gostaria de saber se quando eu prestar o ENEM eles me darão as opções de cursos a serem feitos com o número do meu resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você terá acesso a uma lista de cursos e instituições, lembre-se cursos concorridos precisam de notas altas. bjs.

      Excluir
  2. Olá, sou samuel, e eu gostaria de saber se quando eu prestar o enem, tenho que logo em seguida me cadastrar no PRouni.

    ResponderExcluir
  3. Queria saber a mesma coisa que o Samuel pergunto, porém ninguém respondeu..

    ResponderExcluir
  4. As inscrições para o Prouni abrem logo após as notas do Enem saírem. O aluno precisa ficar atento no site do Mec, é por lá que o link para inscrição será disponibilizado.

    ResponderExcluir