Após a realização de estudo e pesquisas em revistas,
livros e internet sobre as propostas de ensino EAD no Brasil nas décadas de 40 e 90 no campo educativo escolhi falar do ensino por correspondência do INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO como
sendo um dos meios mais importantes e eficazes ainda na ativa e por
ser um veículo ainda muito popular de ensino a distância no Brasil. E uma segunda escolha recaiu no programa TELECURSO 2000, por
compreender sua importância e relevância atual.
O Instituto
Universal Brasileiro fundado
em 1941 e é um dos precursores no ensino
à distancia no Brasil. Com o tempo, se tornou a maior
escola do gênero no país, faz parte da primeira geração de ensino à distancia,
o ensino por correspondência, caracterizado pelo material impresso e
distribuído por meio de empresas de correios, modalidade na qual ele é destaque
no Brasil.
Desde os primeiros anos de existência, o IUB
ofereceu dois tipos de cursos: de um lado os cursos livres, ou cursos
informais; de outro lado os cursos formativos educacionais ou cursos
regulamentados por lei. Os primeiros cursos informais foram os cursos de
datilografia, taquigrafia, estenografia e eletrônica em Rádio. Após alguns
anos, foi lançado o primeiro curso regulamentado por lei, o curso de ensino
ginasial denominado de Madureza Ginasial que tinha função preparatória para a
prestação de Exames de Madureza Ginasial criados pelo Decreto Lei nº 4.244.
No início da década de 40, aproveitando a chegada da televisão ao
Brasil, “o Instituto Universal Brasileiro lançou o curso
‘Aprenda Rádio e
Televisão’, divulgando-o de maneira massiva num dos veículos de comunicação de
maior expressão na época: a revista O Cruzeiro, que na época tinha uma tiragem
semanal de 60.000 exemplares”. (FARIA, 2012, p. 117-119).
Há muitos
anos que o Instituto Universal Brasileiro se especializa no ensino por
correspondência, sistema que vem sendo preferido e cada vez mais procurado,
tanto pela facilidade com que se aprende, pois o aluno em casa, está no
ambiente mais apropriado para uma perfeita assimilação da matéria, quanto por
ser o estudo individual, desenvolvendo-se independentemente do grau de
adiantamento dos demais alunos, e também pela possibilidade de o aluno estudar
nas horas de folga, sem prejuízo de suas ocupações habituais (IUB, 2012, p.2).
Atualmente,
o Instituto Universal Brasileiro oferece Cursos Técnicos com direito ao
Registro Profissional, Secretariado, Secretaria Escolar e Gestão Comercial. Também
oferece cursos Profissionalizantes, desde pintura, corte e costura, eletrônica,
mecânica de automóveis, até a aprendizagem de idiomas e programas de
computador.
Nos cursos
os alunos recebem um kit com todo material necessário ao estudo, por exemplo,
no curso de idiomas são enviados livros e Dvds para auxiliar no estudo, já nos
de mecânica e eletrônica é enviado o curso completo que consiste em 30
apostilas , nele o aluno aprende como funcionam TVs e rádios e trabalha com
consertos e manutenção de carros. São enviados gratuitamente aos alunos, as
peças e ferramentas necessárias à aprendizagem em 14 remessas.
Com o
intuito de formar pessoas qualificadas para atuar no mercado de trabalho e na
vida social, o IUB continua oferecendo o Supletivo de 1º e 2º grau, com oportunidade
do aluno estudar em casa, podendo prestar os exames de conclusão no próprio
Estado onde constitui residência (CORTELAZZO, 2009).
O IUB
atende alunos com maior incidência de origem nas regiões Norte e Nordeste do
Brasil, com renda mensal de 02 e 06 salários mínimos, sem profissão específica,
ou seja, aquelas pessoas que buscam fazer um curso à distância para formação
pessoal, pela comodidade de estudar sem obrigatoriedade da presença, horário,
ou pelas dificuldades de acesso a um ensino presencial (FARIA, 2012).
O IUB sempre manteve uma sistemática particular
para a pedagogia e para a metodologia utilizada nos cursos que oferece. Seu
êxito pode ser atribuído pelo seu sistema de ensino no envio das apostilas
organizadas segundo técnicas didáticas elaboradas pela própria equipe.
Os alunos interessados nos cursos do IUB podem se
dirigir até os correios e solicitar um encarte com as informações dos cursos e
o formulário para a sua inscrição, ou se preferir acessar por meio eletrônico a
página http://institutouniversal.com.br/
Já o Telecurso 2000, foi criado em 1995. Mas essa ideia de educação a distância
surgiu em 1978, apenas com outro nome. O Telecurso 2000, como se apresenta nos
moldes atuais, é só uma evolução de outros projetos. É a fusão de duas
iniciativas anteriores. Uma deles era o Telecurso 2.º Grau, lançado em janeiro
de 1978, pela TV Globo. Foi feita uma parceria da Fundação Roberto Marinho com
a Fundação Padre Anchieta, e da TV Cultura de São Paulo.
O outro projeto era o Telecurso 1.º Grau, que foi ao ar
em março de 1981, resultado da parceria - outra vez Fundação Roberto Marinho -
com o Ministério da Educação e a Fundação Bradesco.
Os meios pelos quais são realizadas as aulas são:
vídeos televisão, apostilas, e material escolar (que não são enviados para os
alunos, estes precisam ser comprados separadamente, diferente do IUB que envia
todo o material de ensino). Esse material combinado ao processo do conhecimento
pela comunicação transforma-se num sistema inovador e simples para educar.
Assistir um programa exibido às 5h30 da manhã pode não parecer fácil, mas para
quem está acostumado a trabalhar muito cedo, não vê grandes dificuldades
(GOMES, 2012).
O ensino pela TV exige a mesma sistematização e
organização do ensino por radiofusão, mas utiliza-se de uma outra linguagem, a
audiovisual, para a apresentação de situações que ilustram o texto escrito e
atinge diferentes estilos de aprendizagem (CORTELAZZO, 2009, p. 104).
O programa Telecurso 2000 veio
para ficar, se fortalece cada vez mais, atualmente além de permitir a conclusão
do 1º e 2º graus, também oferece cursos profissionalizantes na área de
mecânica, eletrônica entre outros.
Nesse
sentido vemos a importância de divulgar e incentivar mais programas como o
Instituto Universal Brasileiro e o Telecurso 2000 por sua relevância no campo
educacional e pelas possibilidades educativas, formativas e profissionais que
oferecem, principalmente para trabalhadores que não tiveram acesso ou não
conseguiram concluir seus estudos ou não por não ter uma profissão definida. Pois
além de possibilitar a profissionalização dessa parcela da população que não
têm condições de arcar com um curso presencial, por ser gratuito e acessível a
EAD possibilita transpor as fronteiras do comodismo, levando a educação a todos
os pontos do globo e as pessoas mais necessitadas.
REFERÊNCIAS
CORTELAZZO, I. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em
Educação à distância. Curitiba: IBPEX, 2009.
FARIA, A. O Instituto Universal Brasileiro e a gênese da educação a
distância no Brasil. Disponível em:
< http://www.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq13/8%20_o_iub_cp13.pdf>. Acesso: Nov/2012.
GOMES, R. Mídia, média e educação.
Disponível em: < http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/midia/trint4/midia1.htm>.
Acesso: Out/2012.
INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO – IUB.
História. Disponível em:
<http://www.institutouniversal.com.br/historia.asp?IUB>. Acesso em: out/2012.
INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO – IUB.
Materiais de divulgação. S.d. 2010.
DICAS DE LEITURA LIVRO PRÁTICAS ALFABETIZADORAS
DICAS DE LEITURA LIVRO PRÁTICAS ALFABETIZADORAS
gostaria de saber como me matricular num curso de matematica a distancia em sua coorporaçao
ResponderExcluirEu moro na Paraíba posso fazer o cursos com vcs
ResponderExcluirComo fazer matrícula?,
ResponderExcluir