30 de dez. de 2012

Enem edições 2013/2014 - tudo que o estudante precisa saber

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
O Enem 2013/2014 terá a mesma estrutura adotada desde 2009, conhecida como Novo Enem. Neste novo modelo os estudantes devem resolver 180 questões de múltipla escolha e desenvolver uma redação em dois dias de prova. 
No sábado serão aplicadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, cada uma com quarenta e cinco questões com cinco alternativas. Para resolver estas noventa questões e passar as respostas para a folha de respostas os estudantes contarão com quatro horas e trinta minutos. Já no domingo os estudantes dispõem de cinco horas e trinta minutos de prova, pois, além das noventa questões de múltipla escolha (dessa vez de Linguagens e Códigos e Matemática), deverão desenvolver uma redação com o tema proposto.
Os estudantes poderão utilizar o desempenho obtido no Enem 2013  em 2014, e no Enem 2014 em 2015, nos programas do governo federal, como Prouni e Sisu. A participação no Enem também é importante para quem deseja financiar os estudos, através do FIES, e para quem deseja obter certificação de conclusão de ensino médio. Além disso, o Enem pode ser utilizado para estudantes universitários concorrerem a bolsas no exterior, pelo Ciência sem Fronteira.
Há algum tempo especulava-se que o Enem poderia ter duas edições a partir de 2013 e assim, em 2014 os estudantes poderiam contar com duas aplicações do exame, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Porém, o ministro Aloizio Mercadante já descartou essa possibilidade. Dessa forma, o Enem 2013/2014 devem seguir o mesmo cronograma dos últimos anos, com inscrições entre maio e junho, provas em outubro ou novembro e resultado divulgado em dezembro do mesmo ano. Em janeiro do ano seguinte é que os participantes poderão utilizar suas notas nos programas citados acima. mas como no campo político tudo pode mudar nos últimos momentos o melhor  é aguardar e ficar ligado
Para efetuar inscrição no Enem os estudantes deverão acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br, durante o período estabelecido pelo edital. O acompanhamento da inscrição, os gabaritos oficiais, o resultado e outras informações sobre o exame poderão ser obtidas neste mesmo endereço. (fonte primária - http://www.enem2014.org).
BAIXE PROVAS DE EDIÇÕES ANTERIORES DO ENEM e tenha acesso a muitos materiais de estudo: 
Procure nas postagens mais antigas do blog que você irá encontrar muitas dicas sobre o Enem, como escrever redações, inclusive, um banco com modelos de redações e o que fazer depois de passar nas provas. Vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ótima oportunidade para pessoas como que ñ pode se ausentar muito de casa,e continuar estudando...parabéns!!!

    ResponderExcluir