No ano de 2011 mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova do Enem, por não concordarem com o resultado obtidos na redação. O caso teve tal repercussão que o Mec decidiu otimizar esse serviço e desenvolveu um manual explicando passo a passo ao aluno de como desenvolver uma redação de qualidade. O manual tem como objetivo tornar mais explícitos os procedimentos de correção da prova, além de trazer exemplos de redações anteriores, o Mec também investiu em qualificação para os avaliadores que buscaram melhorar o processo de avaliação evitando erros costumeiros.
O documento, destinado aos mais de 5,7 milhões de estudantes inscritos na avaliação, esclarece em 48 páginas, detalhes das novas regras de correção da prova, que acontece entre os dias 3 e 4 de novembro.
O guia do participante terá tiragem inicial de 1,7 milhões de cópias, a serem distribuídas às escolas públicas de todo o País. Haverá também cópias em Braille e na forma ampliada, para pessoas com déficit de visão.
De acordo com o MEC, as redações passarão a ser avaliadas por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Se houver uma diferença de 200 pontos entre as duas as correções, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. No ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos. Com esses novos critérios os alunos ganham em qualidade, segurança e transparência do exame.
Se a diferença final da nota entre os dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Em caso de reincidência, uma banca com outros três avaliadores irá corrigir a redação e decidir sobre a atribuição da nota.
No manual, o Ministério da Educação também selecionou exemplos de redações que tiveram nota 1.000 no Enem 2011. No Guia considera-se que seus autores "desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo" e demonstraram "domínio da norma culta de língua escrita".
Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o objetivo do guia é "tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, além de explicar o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas".
"Queremos que o Guia contribua para aperfeiçoar o estudo, exemplificar os critérios e mostrar como se faz uma boa redação".
A prova de redação exigirá do participante a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às