Projeto:
Biografias na alfabetização: Monteiro Lobato em ação!
Anos
1º, 2°
e 3º anos.
Objetivo geral:
- Criar um espaço de reflexão sobre da
linguagem promovendo situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
Objetivos
específicos:
-
Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita.
- Compartilhar opiniões,
ideias e preferências.
Competências e
habilidades:
- Localizar informações.
- Emitir opiniões sobre situações práticas do
cotidiano.
- Participar de diferentes situações de
leitura.
- Produzir textos com autonomia ou com
auxilio de um escriba.
Conteúdos:
-
Produção textual/leitura/escrita.
- Gêneros textuais: biografias e autobiografias.
- Procedimentos de revisão.
Tempo estimado:
20
aulas.
Recursos:
Livros
e biografia de Monteiro Lobato, papéis, canetas, lápis/borracha, lápis
coloridos, giz de cera e cartolina.
Sequência didática:
- Compartilhar a proposta de trabalho com a turma através de uma roda de
conversa.
- Mapear os conhecimentos
prévios dos alunos de modo a planejar atividades que vão ao encontro das suas
reais possibilidades de aprendizagens.
- Ampliar o repertório dos alunos oferecendo
informações sobre o tema: leitura de biografias e suas características de modo
que o aluno perceba a relação desse gênero com a história de vida de uma
pessoa.
- Analisar os conceitos adquiridos sobre o tema.
- Buscar informações sobre
o tema em rodas de conversa com os colegas, com os familiares em casa, observar
em casa, na rua e escola onde encontramos motivos e informações para produzir
algo sobre a nossa vida.
- Participar de
brincadeiras envolvendo o tema.
- Desenvolver atividade
individual sobre o conteúdo estudado.
- Produzir um mural com
autobiografias dos alunos.
Atividades:
Atividades
adaptadas do projeto “Biografias e autobiografias” da revista digital Nova
Escola (Beatriz Gouveia - Coordenadora do programa Além das Letras, do
Instituto Avisa).
Adaptei à realidade da
nossa escola (acrescentando e retirando partes do texto).
- Convidar os alunos a contar a sua história,
um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e
fatos relevantes de sua vida. É importante que, desde o início, eles saibam que
vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas vai se
transformar em um mural. O principal objetivo do trabalho é estimular a
capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita dos alunos.
- Ler
em voz alta biografias e livros de Monteiro Lobato, através delas, os alunos
vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer um pouco da vida
de Monteiro Lobato. Conversar com a turma sobre as características
identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos,
fábulas e notícias jornalísticas.
- Elaborar um roteiro com a turma, contemplando todos os assuntos que eles
gostariam de escrever nas próprias autobiografias: nome, local de nascimento,
nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela,
as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas,
histórias divertidas.
- Com o roteiro pronto e é hora de escrever sua
própria história, propor aos alunos elaborar uma autobiografia de si mesmos
contando sua história de vida até o momento.
-
Fazer uma revisão coletiva do texto a partir da pergunta: "O que
precisamos fazer para que essa biografia fique mais bonita e mais gostosa de
ler?". Para conseguir a resposta, dê exemplos de bons textos: leia
histórias de autores conhecidos e peça à turma que diga quais são as palavras
mais bonitas usadas por esses autores e o que eles fazem para deixar um texto
melhor? As crianças costumam responder com a precisão de um escritor, são
rápidas, pois sabem o que faz diferença, percebem que a linguagem escrita não é
igual à falada e precisam apenas da oportunidade de pensar e dizer.
- O
próximo passo será escrever com os estudantes uma lista com expressões comuns
nesse tipo de texto, organizadores textuais conectivos e palavras que eles
gostariam de usar em suas autobiografias, por exemplo: "desde então",
"tal qual", "predileta", "emocionante",
"porém" e "silenciosamente", entre outras.
- Comece a produção do
texto. Os alunos que já sabem escrevem de próprio punho (3º ano) e os outros
(1º e 2º anos) produzem oralmente e ditam para que você escreva, é importante
que os alunos que ainda não saibam ler desenhem e organizem informações sobre
sua história. Assim, todos os textos serão de autoria das crianças, mesmo que
não tenham escrito de próprio punho.
- É importante também que os demais alunos
participem da autobiografia do colega e vice versa, afinal eles passam muito
tempo juntos na escola, compartilham vivências, brincadeiras, traquinagens,
etc.
- Para ilustrar as autobiografias, solicitar que as
crianças desenhem ou façam colagens de seus autorretratos, fotografias, objetos
queridos guardados pelos pais, que precisarão ser afixados com cuidado no
painel para serem devolvidos à família depois.
- Produção final: 1º e 2º anos confecção de painel
de fotos e livrão de autobiografias (cartolinas individuais, um livro por
turma), 3º ano painel de fotos e livrinhos individuais de autobiografia.
- Organizar os painéis e marcar o dia do lançamento, pois a celebração dessa
conquista pode ser uma tarde de autógrafos com a presença dos demais colegas da
escola e publicação no Canutícia (jornal escolar) para apreciação dos
familiares.
Avaliação:
Aspectos quantitativos: Avaliar a pertinência dos textos produzidos
pelas crianças em relação à sua função social, à sua forma e aos seus aspectos
linguísticos; a qualidade e propriedade dos comentários feitos nas rodas de
revisão de texto; a ocorrência de marcas de revisão nos textos, convencionadas
em grupo; o uso de determinados comportamentos para ditar um texto ao professor
(falar pausadamente, repetir alguns trechos, trocar textos ou palavras,
solicitar nova leitura, depois da mudança realizada etc.); o uso de
comportamentos escritores (definir o gênero, planejar e decidir que aspectos
serão tratados no texto, enfrentar os problemas da escrita, considerar o
destinatário ausente) e o uso de marcas textuais no discurso oral.
Aspectos
quantitativos: Participação, execução de tarefas, disciplina, atenção e interação
social.
Referências:
DIRETRIZ MUNICIPAL. Diretriz curricular municipal – Ensino
fundamental I – 1º, 2° e 3º anos. São Francisco do sul, SC: 2014.
Consultas:
Revista digital Nova escola
Livros de Monteiro Lobato que constem sua biografia.
Cadernos de formação/estudo: Linguagens – PNAIC.
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