16 de set. de 2018

PROJETO: BIOGRAFIAS NA ALFABETIZAÇÃO


Projeto: Biografias na alfabetização: Monteiro Lobato em ação!
Anos 

1º, 2° e 3º anos.

Objetivo geral: 
- Criar um espaço de reflexão sobre da linguagem promovendo situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias. 

Objetivos específicos:

- Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita.
- Compartilhar opiniões, ideias e preferências.

Competências e habilidades:
- Localizar informações.
- Emitir opiniões sobre situações práticas do cotidiano.
- Participar de diferentes situações de leitura.
- Produzir textos com autonomia ou com auxilio de um escriba.

Conteúdos:

- Produção textual/leitura/escrita. 
- Gêneros textuais: biografias e autobiografias.
- Procedimentos de revisão. 


Tempo estimado: 

20 aulas. 

Recursos: 

 Livros e biografia de Monteiro Lobato, papéis, canetas, lápis/borracha, lápis coloridos, giz de cera e cartolina. 

Sequência didática:

- Compartilhar a proposta de trabalho com a turma através de uma roda de conversa.
- Mapear os conhecimentos prévios dos alunos de modo a planejar atividades que vão ao encontro das suas reais possibilidades de aprendizagens.
- Ampliar o repertório dos alunos oferecendo informações sobre o tema: leitura de biografias e suas características de modo que o aluno perceba a relação desse gênero com a história de vida de uma pessoa.
- Analisar os conceitos adquiridos sobre o tema.
- Buscar informações sobre o tema em rodas de conversa com os colegas, com os familiares em casa, observar em casa, na rua e escola onde encontramos motivos e informações para produzir algo sobre a nossa vida.
- Participar de brincadeiras envolvendo o tema.
- Desenvolver atividade individual sobre o conteúdo estudado.
- Produzir um mural com autobiografias dos alunos.

Atividades:
Atividades adaptadas do projeto “Biografias e autobiografias” da revista digital Nova Escola (Beatriz Gouveia - Coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa).

Adaptei à realidade da nossa escola (acrescentando e retirando partes do texto).

- Convidar os alunos a contar a sua história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida. É importante que, desde o início, eles saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas vai se transformar em um mural. O principal objetivo do trabalho é estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita dos alunos.


- Ler em voz alta biografias e livros de Monteiro Lobato, através delas, os alunos vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer um pouco da vida de Monteiro Lobato. Conversar com a turma sobre as características identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos, fábulas e notícias jornalísticas. 

- Elaborar um roteiro com a turma, contemplando todos os assuntos que eles gostariam de escrever nas próprias autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.


- Com o roteiro pronto e é hora de escrever sua própria história, propor aos alunos elaborar uma autobiografia de si mesmos contando sua história de vida até o momento. 


- Fazer uma revisão coletiva do texto a partir da pergunta: "O que precisamos fazer para que essa biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?". Para conseguir a resposta, dê exemplos de bons textos: leia histórias de autores conhecidos e peça à turma que diga quais são as palavras mais bonitas usadas por esses autores e o que eles fazem para deixar um texto melhor? As crianças costumam responder com a precisão de um escritor, são rápidas, pois sabem o que faz diferença, percebem que a linguagem escrita não é igual à falada e precisam apenas da oportunidade de pensar e dizer. 


- O próximo passo será escrever com os estudantes uma lista com expressões comuns nesse tipo de texto, organizadores textuais conectivos e palavras que eles gostariam de usar em suas autobiografias, por exemplo: "desde então", "tal qual", "predileta", "emocionante", "porém" e "silenciosamente", entre outras.

 - Comece a produção do texto. Os alunos que já sabem escrevem de próprio punho (3º ano) e os outros (1º e 2º anos) produzem oralmente e ditam para que você escreva, é importante que os alunos que ainda não saibam ler desenhem e organizem informações sobre sua história. Assim, todos os textos serão de autoria das crianças, mesmo que não tenham escrito de próprio punho.

- É importante também que os demais alunos participem da autobiografia do colega e vice versa, afinal eles passam muito tempo juntos na escola, compartilham vivências, brincadeiras, traquinagens, etc.

- Para ilustrar as autobiografias, solicitar que as crianças desenhem ou façam colagens de seus autorretratos, fotografias, objetos queridos guardados pelos pais, que precisarão ser afixados com cuidado no painel para serem devolvidos à família depois.

- Produção final: 1º e 2º anos confecção de painel de fotos e livrão de autobiografias (cartolinas individuais, um livro por turma), 3º ano painel de fotos e livrinhos individuais de autobiografia.


- Organizar os painéis e marcar o dia do lançamento, pois a celebração dessa conquista pode ser uma tarde de autógrafos com a presença dos demais colegas da escola e publicação no Canutícia (jornal escolar) para apreciação dos familiares.

Avaliação:

Aspectos quantitativos: Avaliar a pertinência dos textos produzidos pelas crianças em relação à sua função social, à sua forma e aos seus aspectos linguísticos; a qualidade e propriedade dos comentários feitos nas rodas de revisão de texto; a ocorrência de marcas de revisão nos textos, convencionadas em grupo; o uso de determinados comportamentos para ditar um texto ao professor (falar pausadamente, repetir alguns trechos, trocar textos ou palavras, solicitar nova leitura, depois da mudança realizada etc.); o uso de comportamentos escritores (definir o gênero, planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto, enfrentar os problemas da escrita, considerar o destinatário ausente) e o uso de marcas textuais no discurso oral.
Aspectos quantitativos: Participação, execução de tarefas, disciplina, atenção e interação social.
Referências:

DIRETRIZ MUNICIPAL. Diretriz curricular municipal – Ensino fundamental I – 1º, 2° e 3º anos. São Francisco do sul, SC: 2014.

Consultas:
Revista digital Nova escola
Livros de Monteiro Lobato que constem sua biografia.
Cadernos de formação/estudo: Linguagens – PNAIC.

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