3 de out de 2013

Projeto: Aprendendo com o jornal


Tema: Conhecendo os gêneros do jornal
Cronologia: 10 aulas


Justificativa:

Na atualidade o processo de alfabetização já não é mais visto como em tempos passados em que a aprendizagem resumia-se na decodificação do código alfabético, hoje, espera-se que se alfabetize letrando, ou seja, além de aprender o código escrito é preciso que o aluno faça uso dos textos que circulam socialmente nas suas práticas de leitura e escrita.
Nesse sentido o jornal tem muito a contribuir no processo de alfabetizar letrando, uma vez que, comporta diversos gêneros textuais e constitui um meio de comunicação social legitimo e alfabetizador, pois é composto por textos reais com finalidades e propósitos socioculturais diversificados: econômicos, políticos, culturais, informativos, de entretenimento e de aprendizado.

Objetivos
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões.
  • Reconhecer as características do jornal: tipo de informações, manchetes, resumos das notícias, tipos de letras etc.
  • Desenvolver o senso crítico ao ler uma notícia e ao selecionar os textos mais relevantes ao momento e ao propósito da aprendizagem;
  • Reconhecer e produzir diferentes gêneros que compõem o jornal;
Material a ser utilizado
  • Jornais diversos.
  • Lápis coloridos para desenhos e caderno para as anotações das descobertas.
  • Cartolinas e canetas hidrográficas.
Procedimentos
  • Faça um debate sobre jornal com os alunos:
Quais são os jornais que vocês conhecem?
Quais são os mais importantes?
Quais são lidos nas casas de vocês?
Onde são encontrados?
Para que servem?
De quanto em quanto tempo são publicados?
Peça aos alunos, antecipadamente, que tragam de casa exemplares dos jornais conhecidos em sua cidade ou região.
  • Reúna os alunos em grupos, de forma que cada grupo tenha pelo menos um exemplar de jornal, e questione-os sobre as informações postas:
Qual é o nome do jornal?
Qual é a data de sua publicação?
É um jornal diário, semanal ou quinzenal?
Observando o tamanho das letras, o que aparece escrito com a maior letra?
Que informação está em destaque?
Existe um índice?
Que tipo de informação traz o índice?
O que há no interior do jornal?
  • Recorte do jornal as observações acima, cole-as em uma cartolina e descreva a “Primeira página do jornal”, no caderno de anotações.
  • Confeccione a primeira página do jornal da classe, de acordo com as observações feitas. Escolha o nome, data, se é diário ou não, a notícia que será destaque, o índice etc.
  • Confeccionar junto com as crianças o jornal da turma contando as notícias e acontecimentos da comunidade, da escola, curiosidades, enfim, explorar esse gênero por completo.
  • Produzir com as crianças os diversos gêneros que compõem o jornal: editorial, classificados, notícias, manchetes, carta do leitor, carta de reclamação, artigo de opinião, etc.

 Avaliação: processual e contínua, participação, envolvimento nas atividades e produções individuais e em grupos.

___________________________________________________________________________

Plano de aula

Objetivo geral: reconhecer o gênero jornal e os textos que o compõem.

Objetivos específicos: Valorizar os conhecimentos prévios do aluno capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões; Reconhecer e produzir diferentes gêneros que compõem o jornal;

Competências e habilidades: Utilizar a leitura para diferentes propósitos: buscar informação, se divertir, para estudar, perguntar e responder, para guardar registros, se emocionar, pensar, refletir;

Avaliação qualitativa: reconhecer o jornal e os gêneros que o compõem;
Avaliação quantitativa: identificar os gêneros que compõem o jornal e suas finalidades;

Instrumentos: atividades orais e escritas a partir da análise de jornais.

Recursos: jornais diversos, cartolina, canetas e lápis coloridos, lápis, borracha, caderno, folha sulfite, revistas, jornais e livros consumíveis para retirar imagens e textos.

Metodologia:

Debate na sala sobre o jornal para levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema estudado;

Questionamentos sobre o jornal e os gêneros que o compõem;

Leitura do jornal e analise do mesmo;

Produção de um jornal pela turma explorando e produzindo os gêneros que o compõem;

Desenvolver a sequencia didática prevista no projeto em anexo;

 ____________________________________________________________________

Atividades complementares

Aprendendo sobre o jornal

TEXTOS JORNALÍSTICOS
A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões, que por sua vez abrigam vários tipos de texto. Há algumas características que são comuns a todos estes textos, enquanto há outras que servem para individualizá-los.
A nomenclatura dos textos normalmente é dada de acordo com as suas características e seus objetivos específicos de comunicação. Genericamente chamamos os textos que se apresentam nos jornais de “matéria”. Normalmente esses textos têm caráter informativo. As informações são apresentadas em ordem decrescente de importância ou relevância, seguindo assim o uma técnica chamada pirâmide invertida. Ou seja, a base do texto (conteúdo mais importante) fica em cima e o ápice (conteúdo mais superficial) embaixo.
O primeiro parágrafo do texto é chamado de “lide” ou “lead” (inglês) e carrega o conteúdo mais denso da matéria, as principais informações. Esse recurso é usado para que as pessoas possam ter acesso fácil e rápido à informação e tenham a oportunidade de selecionar as matérias que realmente lhes interessam para prosseguir com a leitura. Geralmente o título da matéria é baseado no lide.
Vejamos alguns dos mais característicos tipos de textos jornalísticos e suas principais características:
Notícia: Caracteriza-se pela linguagem direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, frequentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com o lide e se segue com o corpo da notícia. Enquanto na primeira parte estão registradas as principais informações do fato, no corpo do texto estão presentes os detalhes (relevantes ou não), as causas e as consequências dos fatos, como, onde e com quem aconteceu, e a sua possível repercussão na vida das pessoas que estão lendo. Pode ter ou não um público alvo (jovens, políticos, idosos, famílias), caso tenha a linguagem poderá ser adaptada para o melhor entendimento.
Editorial: Não é exatamente um tipo de texto, mas uma sessão do jornal que possui textos selecionados e agrupados através de seu conteúdo, público ou objetivo. Os jornais são divididos em vários editoriais que podem ou não estar encadernados separadamente. Entre os editoriais mais comuns estão: Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo, País, Cidade, Classificados, Coluna Social, etc.
Reportagem: Tem por essência a descrição e caracterização de eventos. Para isso a reportagem conta com algumas perguntas que, ao serem respondidas, formarão a estrutura da reportagem. Em Inglês chamamos as perguntas a seguir de WH Questions, e elas servem para melhor estruturar a reportagem: O quê?, Como?, Quando?, Onde?, Por quê?, Quem?.
Nota: Texto curto composto apenas pelo lide. Normalmente trata de algum assunto de fácil compreensão e assimilação e que seja do interesse do leitor. Algo que já tenha sido noticiado ou que não possui detalhes relevantes para serem descritos.
Além desses, há outros cuja estrutura é mais complexa e a ocorrência vai além-jornal, como a crônica, o artigo, etc.
Normalmente, o processo de produção de um texto jornalístico se divide em quatro fases: a pauta (escolha do assunto), a apuração (verificação dos fatos e de provas), a redação (organização das idéias transformando-as em texto) e a edição (locação desses textos no jornal, correção e revisão dos mesmos).



Funcionário adota beija flor

  Quem  mora   no  bairro do Jaçanã, na  cidade  de  São Paulo, certamente poderá ver  o  funcionário  público Gerônimo Márcio Coraci (46 anos), passeando  com  seu  beija-flor de estimação empoleirado  em  uma  varinha de madeira.
    O  passarinho  foi  resgatado por Coraci há  três  meses, logo depois de  uma enxurrada. Não  tinha  nem  penas  quando  Coraci e seus  colegas o encontraram  todo  molhado.
    A  sala  das  telefonistas  serviu  de   primeira  casa  para  o  bichinho  que logo recebeu  o  apelido de BARNABÉ.
    A  ave  aprendeu  a  matar  a  fome com o  mel  que  vinha  em  uma  seringa.
    Além  do  mel, Barnabé  passou  a  se  alimentar  de pólen fresco. Nos passeios  que  dá  com  seu  dono, o pássaro  nem  precisa fazer esforço. É  Coraci  quem  levanta  o braço  para  que  Barnabé encoste  seu  bico  na  flor. O  folgado  beija-flor  tem  até  as  suas  flores  preferidas.
    Coraci  dá  dois  passeios  diários  com  Barnabé. Um  às  6h30  e  outro às 17 horas na  volta  do trabalho.
    O  dono  do  bichinho  diz  que  tem  que  se  preparar para  a tristeza  que  vai sentir  no  dia  em  que  Barnabé  resolver  voar e partir.

(Adaptado  do  jornal "O Estado de São Paulo"  - 25  de   março  de  2004).

1-  O  texto  que  você  leu  é:
( A ) Uma  história  de  um  beija-flor.
( B ) Uma  notícia  sobre    um  beija-flor.
( C ) Uma  poesia  sobre  beija-flor.

2- Funcionário “adota”  beija-flor  é:
( A )  Uma  notícia.
( B ) Uma  manchete.
( C ) O  título  de  uma  história.

3- O  fato  contado  no texto acontece  onde?
( A ) No  bairro  dos  beija-flores.
( B ) No bairro Barnabé.
( C ) No  bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo.

4- O  texto  fala  sobre:
( A ) Um  beija-flor que  nasceu  no bairro do Jaçanã.
( B ) Um beija-flor que  não  gosta de flores.
( C ) Um  beija-flor que  foi resgatado de uma enxurrada por um funcionário público.

5 ) Qual  atitude demonstra que  o Barnabé é “folgado”?

( A ) O  fato  dele  não  gostar  de   mel
( B ) O fato  do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu  bico na  flor
( C ) O fato de Barnabé passear  duas  vezes   por  dia

6) Circule os  outros  modos como o beija-flor foi tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO

7)         De onde  foi  retirada  a  notícia  lida?
___________________________________________________________________

8)        Qual  a  data  da  notícia  lida?  “ 17  horas”  refere-se  a  qual horário?
( A ) Cinco  horas  da  tarde
( B) Cinco  horas  da  manhã
( C ) Meio  dia


9) Qual  atitude demonstra que  o Barnabé é “folgado”?
(A) O  fato  dele  não  gostar  de   mel
(B) O fato  do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu  bico na  flor
(C) O fato de Barnabé passear  duas  vezes   por  dia

10) Circule os  outros  modos como o beija-flor foi tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO

11) De onde  foi  retirada  a  notícia  lida? Qual  a  data  da  notícia  lida?  “ 17  horas”  refere-se  a  qual  horário?
( A ) Cinco  horas  da  tarde
( B) Cinco  horas  da  manhã
( C ) Meio  dia

12) Sobre  o  dono  do  passarinho, podemos  tirar  as  seguintes informações  do texto:
a) NOME   COMPLETO:  ____________________________
b) IDADE:  ______________________________________
c) PROFISSÃO: _____________________________________
d) HORÁRIO   QUE  VOLTA  DO  TRABALHO : _____________

13- Sobre o  beija-flor, podemos  tirar  do  texto  as   seguintes informações:
a) APELIDO:

b)  COMO ESTAVA   AO  SER  ENCONTRADO : c) QUEM O “ADOTOU” :

d) COMO  APRENDEU  MATAR  SUA  FOME?

e) COMO  PASSOU  A  SE  ALIMENTAR?

f) SUA  PRIMEIRA  CASA  FOI

 14) Quantos passeios Coraci  faz  com  seu  beija-flor  e  quais  os horários?

13)   Diga  se  as  manchetes  abaixo  são   POLICIAIS, POLÍTICAS, ESPORTIVAS,  de CIÊNCIAS  ou  de ARTES
 “ PRESO NO AEROPORTO  CONFESSA ROUBO DE ARMAS”: ______________________________________________

“ESTRÉIA  FILME  SENHOR DOS  ANÉIS”: ______________________________________________

“PRESIDENTE  LULA  LANÇA  PROGRAMA  FOME  ZERO” : ______________________________________________

“DESCOBERTOS  SINAIS  DE ÁGUA  EM  MARTE” : ______________________________________________

PRODUÇÃO ESCRITA:

1)  Escreva  uma  manchete  esportiva  que  você  tenha  ouvido ultimamente:
______________________________________________

2)  Escreva  uma notícia  a  partir  da  seguinte  manchete :
“ MORRE   MENINA  ATACADA  POR PIT BULL  EM JUNDIAÍ”

Dados:
A  Nome da  menina: Luana da  Silva Oliveira
B) Idade: 8 anos
    C) Dia  do fato: 31 de março
    D) Dia da  morte da  menina: 6 de abril
E) Dono  do cachorro: Jamil Martins
F) O cachorro fugiu quando o dono abriu o portão da casa


Nenhum comentário:

Postar um comentário