Avaliação: processual e contínua, participação, envolvimento nas
atividades e produções individuais e em grupos.
___________________________________________________________________________
Plano de aula
Objetivo geral: reconhecer o gênero jornal e os textos que
o compõem.
Objetivos específicos: Valorizar os conhecimentos prévios do
aluno capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões; Reconhecer e
produzir diferentes gêneros que compõem o jornal;
Competências
e habilidades: Utilizar a leitura para
diferentes propósitos: buscar informação, se divertir, para estudar, perguntar
e responder, para guardar registros, se emocionar, pensar, refletir;
Avaliação qualitativa: reconhecer o jornal e os gêneros que o
compõem;
Avaliação quantitativa: identificar os gêneros que compõem o jornal
e suas finalidades;
Instrumentos: atividades
orais e escritas a partir da análise de jornais.
Recursos: jornais
diversos, cartolina, canetas e lápis coloridos, lápis, borracha, caderno, folha
sulfite, revistas, jornais e livros consumíveis para retirar imagens e textos.
Metodologia:
Debate na sala sobre o jornal para
levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema estudado;
Questionamentos sobre o jornal e os
gêneros que o compõem;
Leitura do jornal e analise do mesmo;
Produção de um jornal pela turma
explorando e produzindo os gêneros que o compõem;
Desenvolver a sequencia didática
prevista no projeto em anexo;
Atividades
complementares
Aprendendo sobre o
jornal
TEXTOS JORNALÍSTICOS
A função do jornal é
basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a
respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões, que por
sua vez abrigam vários tipos de texto. Há algumas características que são
comuns a todos estes textos, enquanto há outras que servem para
individualizá-los.
A nomenclatura dos textos
normalmente é dada de acordo com as suas características e seus objetivos
específicos de comunicação. Genericamente chamamos os textos que se apresentam
nos jornais de “matéria”. Normalmente esses textos têm caráter
informativo. As informações são apresentadas em ordem decrescente de
importância ou relevância, seguindo assim o uma técnica chamada pirâmide
invertida. Ou seja, a base do texto (conteúdo mais importante) fica em cima e o
ápice (conteúdo mais superficial) embaixo.
O primeiro parágrafo do texto é
chamado de “lide” ou “lead” (inglês) e carrega o conteúdo mais denso da
matéria, as principais informações. Esse recurso é usado para que as pessoas
possam ter acesso fácil e rápido à informação e tenham a oportunidade de
selecionar as matérias que realmente lhes interessam para prosseguir com a
leitura. Geralmente o título da matéria é baseado no lide.
Vejamos alguns dos mais característicos tipos de textos jornalísticos e suas principais características:
Vejamos alguns dos mais característicos tipos de textos jornalísticos e suas principais características:
Notícia: Caracteriza-se pela linguagem
direta e formal. Tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal,
frequentemente fazendo uso da terceira pessoa. Inicia-se com o lide e se segue
com o corpo da notícia. Enquanto na primeira parte estão registradas as
principais informações do fato, no corpo do texto estão presentes os detalhes
(relevantes ou não), as causas e as consequências dos fatos, como, onde e com
quem aconteceu, e a sua possível repercussão na vida das pessoas que estão
lendo. Pode ter ou não um público alvo (jovens, políticos, idosos, famílias),
caso tenha a linguagem poderá ser adaptada para o melhor entendimento.
Editorial: Não é exatamente um tipo de
texto, mas uma sessão do jornal que possui textos selecionados e agrupados
através de seu conteúdo, público ou objetivo. Os jornais são divididos em vários
editoriais que podem ou não estar encadernados separadamente. Entre os
editoriais mais comuns estão: Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo,
País, Cidade, Classificados, Coluna Social, etc.
Reportagem: Tem por essência a descrição e caracterização de eventos. Para isso a reportagem conta com algumas perguntas que, ao serem respondidas, formarão a estrutura da reportagem. Em Inglês chamamos as perguntas a seguir de WH Questions, e elas servem para melhor estruturar a reportagem: O quê?, Como?, Quando?, Onde?, Por quê?, Quem?.
Reportagem: Tem por essência a descrição e caracterização de eventos. Para isso a reportagem conta com algumas perguntas que, ao serem respondidas, formarão a estrutura da reportagem. Em Inglês chamamos as perguntas a seguir de WH Questions, e elas servem para melhor estruturar a reportagem: O quê?, Como?, Quando?, Onde?, Por quê?, Quem?.
Nota: Texto curto composto apenas
pelo lide. Normalmente trata de algum assunto de fácil compreensão e
assimilação e que seja do interesse do leitor. Algo que já tenha sido noticiado
ou que não possui detalhes relevantes para serem descritos.
Além desses, há outros cuja
estrutura é mais complexa e a ocorrência vai além-jornal, como a crônica, o
artigo, etc.
Normalmente, o processo de
produção de um texto jornalístico se divide em quatro fases: a pauta (escolha
do assunto), a apuração (verificação dos fatos e de provas), a redação
(organização das idéias transformando-as em texto) e a edição (locação desses
textos no jornal, correção e revisão dos mesmos).
Funcionário adota beija flor
Quem mora no bairro
do Jaçanã, na cidade de São Paulo, certamente
poderá ver o funcionário público Gerônimo
Márcio Coraci (46 anos),
passeando com seu beija-flor de estimação
empoleirado em uma varinha de madeira.
O passarinho foi resgatado
por Coraci há três meses, logo depois de uma
enxurrada. Não tinha nem penas quando Coraci
e seus colegas
o encontraram todo molhado.
A sala das telefonistas serviu de primeira casa para o bichinho que logo
recebeu o apelido de BARNABÉ.
A ave aprendeu a matar a fome
com o mel que vinha em uma seringa.
Além do mel,
Barnabé passou a se alimentar de
pólen fresco.
Nos passeios que dá com seu dono,
o pássaro nem precisa fazer esforço.
É Coraci quem levanta o
braço para que Barnabé
encoste seu bico na flor. O folgado beija-flor tem até as suas flores preferidas.
Coraci dá dois passeios diários com Barnabé.
Um às 6h30 e outro às 17 horas
na volta do trabalho.
O dono do bichinho diz que tem que se preparar
para a tristeza que vai sentir no dia em que Barnabé resolver voar
e partir.
(Adaptado do jornal
"O Estado de São Paulo" -
25 de março de 2004).
1- O texto que você leu é:
( A )
Uma história de um beija-flor.
( B )
Uma notícia sobre um beija-flor.
( C ) Uma poesia sobre beija-flor.
2- Funcionário “adota” beija-flor é:
( A ) Uma notícia.
( B ) Uma manchete.
( C )
O título de uma história.
3- O fato contado no texto
acontece onde?
( A ) No bairro dos beija-flores.
( B ) No bairro Barnabé.
( C ) No bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo.
4- O texto fala sobre:
( A ) Um beija-flor que nasceu no
bairro do Jaçanã.
( B ) Um beija-flor que não gosta de flores.
( C ) Um beija-flor que foi resgatado de uma
enxurrada por um funcionário público.
5 ) Qual atitude demonstra que o Barnabé é
“folgado”?
( A )
O fato dele não gostar de mel
( B ) O fato do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para
que o bichinho encoste seu bico na flor
( C ) O fato de Barnabé
passear duas vezes por dia
6) Circule os outros modos como o beija-flor foi
tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO
7) De
onde foi retirada a notícia lida?
___________________________________________________________________
8) Qual a data da notícia lida? “
17 horas” refere-se a qual horário?
( A ) Cinco horas da tarde
( B) Cinco horas da manhã
( C ) Meio dia
9) Qual atitude demonstra que o Barnabé é “folgado”?
(A)
O fato dele não gostar de mel
(B) O fato do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para
que o bichinho encoste seu bico na flor
(C) O fato de Barnabé
passear duas vezes por dia
10) Circule os outros modos como o beija-flor foi
tratado no texto:
CORACI – BARNABÉ – AVE – MEL – BICHINHO – PÁSSARO- FLORES- PASSARINHO
11) De
onde foi retirada a notícia lida?
Qual a data da notícia lida? “
17 horas” refere-se a qual horário?
( A ) Cinco horas da tarde
( B) Cinco horas da manhã
( C ) Meio dia
12)
Sobre o dono do passarinho,
podemos tirar as seguintes informações do
texto:
a)
NOME COMPLETO: ____________________________
b) IDADE: ______________________________________
c) PROFISSÃO: _____________________________________
d)
HORÁRIO QUE VOLTA DO TRABALHO
: _____________
13- Sobre o beija-flor,
podemos tirar do texto as seguintes informações:
a) APELIDO:
b) COMO
ESTAVA AO SER ENCONTRADO : c) QUEM O
“ADOTOU” :
d) COMO APRENDEU MATAR SUA FOME?
e)
COMO PASSOU A SE ALIMENTAR?
f) SUA PRIMEIRA CASA FOI
14) Quantos passeios
Coraci faz com seu beija-flor e quais os horários?
13) Diga se as manchetes abaixo são POLICIAIS,
POLÍTICAS, ESPORTIVAS, de CIÊNCIAS ou de ARTES
“ PRESO NO AEROPORTO CONFESSA ROUBO DE ARMAS”:
______________________________________________
“ESTRÉIA FILME SENHOR DOS ANÉIS”:
______________________________________________
“PRESIDENTE LULA LANÇA PROGRAMA FOME ZERO”
: ______________________________________________
“DESCOBERTOS SINAIS DE
ÁGUA EM MARTE” :
______________________________________________
PRODUÇÃO ESCRITA:
1) Escreva uma manchete esportiva que você tenha ouvido ultimamente:
______________________________________________
2) Escreva uma
notícia a partir da seguinte manchete
:
“ MORRE MENINA ATACADA POR PIT
BULL EM JUNDIAÍ”
Dados:
A Nome da menina: Luana da Silva
Oliveira
B) Idade: 8 anos
C) Dia do fato: 31 de março
D) Dia da morte da menina: 6 de abril
E) Dono do cachorro: Jamil Martins
F) O cachorro fugiu quando o dono abriu o portão da casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário