16 de set. de 2018

PROJETO PRODUÇÃO ESCRITA



PROJETO - PEQUENOS POETAS, GRANDES ESCRITORES

“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Ana.

TEMA: SOU POETA NO LUGAR ONDE VIVO
Conteúdo: Gênero textual: poema; ortografia, gramática, leitura, oralidade, interpretação e escrita.
Cronologia: 15/aulas
Objetivo geral: Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandir as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica de poemas e sua função social;
Objetivos específicos: criar situações em sala com o aluno para:

Ø  Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação;
Ø  Estimular a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno;
Ø  Utilizar a linguagem oral e escrita para compor poemas com coesão e coerência;
Ø  Incentivar os alunos o hábito por leitura de poesias;
Ø  Resgatar a poesia em sala de aula em momentos de leitura de autores conhecidos;
Ø  Interpretar oralmente os poemas lidos;
Ø  Estimular a expressão criadora;
Ø  Realizar a escrita e a reescrita dos poemas produzidos melhorando-os;

Competências e habilidades:
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer de estética, de entretenimento e de informação;
·         Organizar um texto utilizando parágrafos, estrofes e versos;
·         Revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrito para o momento;

Justificativa:
Esse projeto se justifica na necessidade de imergir no gênero poema compreendendo-o, conhecendo autores, lendo obras e produzindo seus próprios textos de autoria, crescendo e aprendendo continuamente, e porque a turma participará da Olimpíada da Língua Portuguesa: escrevendo o futuro que nesse ano terá como tema “o lugar onde vivo”.

Fundamentação:

            Ler é sonhar e escrever é tornar conhecido esse sonho. Ao pensarmos sobre a importância do poema em sala de aula não precisamos ir muito longe, basta compreender que o poema fala de sentimentos, emoções, realidades, da alma, enfim, o poema faz parte da vida do ser humano.
            Poema é diversão, é leitura agradável, instiga a curiosidade e motiva a aprender, a criar, a compartilhar sonhos, desejos e realidades.
Não existe regra do que escrever em um poema, podemos falar do mundo, de uma flor, da nossa mãe, de um pingo d’água, das nuvens no céu, ou das estrelas do universo, das traquinagens do irmão, das nossas preferências, dos lugares onde vivemos, das coisas que gostamos ou dos livros que estamos lendo, não há limites nem restrições é só soltar a imaginação.

Os professores devem trabalhar com a poesia com seus alunos, porque esta atividade vem sendo indicada como um dos meios mais eficazes para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e simbólicas. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e refinamento da sensibilidade para a compreensão de s i própria e do mundo, o que faz este tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida. (SILVA; JESUS, p. 32-33, 2014).

Levar esse entendimento para a sala de aula propicia ao aluno utilizar seus conhecimentos e habilidades naquilo que traz prazer e que o motiva a pensar, sonhar e realizar.
Precisamos estimular o interesse do aluno pela arte das letras e assim contribuirmos para a sua formação social e cultural, pois certamente se tornará um cidadão crítico e mais sensível às coisas e pessoas que o cercam e ao mundo em que vive.

Sequência didática:

- Compartilhar a proposta de trabalho com a turma através de uma roda de conversa sobre o tema:
- Mapear os conhecimentos prévios dos alunos de modo a planejar atividades que vão ao encontro das suas reais possibilidades de aprendizagens.
- Ampliar o repertório dos alunos oferecendo informações sobre o tema: inicialmente com leitura de poemas apresentando o gênero e seus respectivos autores;
- Análise dos conceitos já apreendidos pela turma em debates, expondo opiniões, etc.;
- Buscar informações sobre o tema em rodas de conversa com os colegas, com os familiares em casa, observar em casa, na rua e escola onde encontramos motivos poéticos para nos inspirar, socializar na sala.
- Participar de dinâmicas e brincadeiras envolvendo o tema.
- Desenvolver atividade coletiva e individual sobre o conteúdo estudado.
- Realizar produções e reescrita das obras de autoria dos alunos melhorando-as.
- Expor no mural da escola os trabalhos realizados pela turma.
- Publicar no Canutícia (jornal escolar) as obras dos alunos para apreciação da comunidade escolar;

Atividades:

Ø  Roda de conversa para apresentação do tema;
Ø  Leitura e pesquisas de autores - poemas e poesias - na biblioteca da escola, e vídeos na internet (extraescolar);
Ø   Leitura de fruição e apreciação;
Ø  Pesquisa sobre coisas importantes intrínsecas ao aluno, sua comunidade (rua, casa, bairro, cidade, preferências, gostos, etc.);
Ø  Revisão dos aspectos organizativos do gênero poema/poesia (características, definição,  som, ritmo, verso, estrofe, etc.);
Ø  Pesquisa de poetas brasileiros e locais;
Ø  Análise de poemas lidos;
Ø  Escrita e reescrita de poemas e poesias de autoria em grupo e individual;
Ø  Produção de um livro com as obras produzidas pelos alunos;
Ø  Varal de poemas e poesias no pátio da escola expondo as obras dos alunos;
Ø  Publicar as obras no Canutícia (jornal da escola);
Ø  Seleção das obras que serão enviadas à Olimpíada de Língua Portuguesa 2014 etapa municipal;
  
Temas transversais: pluralidade cultural.

Avaliação: Formativa e contínua.
Aspectos quantitativos – leitura, escrita e reescrita de produções de autoria; pesquisa.
Aspectos qualitativos – participação, relacionamento interpessoal, realização de tarefas, disciplina, interesse, ética.

Recursos: lápis, lápis coloridos, borracha, caderno, livro de poemas e poesias, livros infantis, papel Kraft, folha sulfite, vídeo, atividade impressa.


Referências:

DIRETRIZ MUNICIPAL. Diretriz curricular municipal – Ensino fundamental I – 5º ano. São Francisco do sul, SC: 2014.

SILVA, E; JESUS, W. Como e por que trabalhar poesia na sala de aula. Revista graduando,.nº2,.jan/jun..2011..Disponívelem:<http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acessado: maio/2014.

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