PROJETO - PEQUENOS POETAS, GRANDES ESCRITORES
“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da
alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Ana.
TEMA: SOU POETA NO
LUGAR ONDE VIVO
Conteúdo: Gênero
textual: poema; ortografia, gramática, leitura, oralidade, interpretação e
escrita.
Cronologia:
15/aulas
Objetivo geral: Usar
os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para
expandir as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise
crítica de poemas e sua função social;
Objetivos específicos:
criar situações em sala com o aluno para:
Ø Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio
das regras obedecendo a entonação;
Ø Utilizar a linguagem oral e escrita para compor
poemas com coesão e coerência;
Ø Incentivar os alunos o hábito por leitura de poesias;
Ø Resgatar a poesia em sala de aula em momentos de leitura de
autores conhecidos;
Ø Interpretar oralmente os poemas lidos;
Ø Estimular a expressão criadora;
Ø Realizar
a escrita e a reescrita dos poemas produzidos melhorando-os;
Competências e
habilidades:
·
Valorizar a leitura como fonte de prazer de
estética, de entretenimento e de informação;
·
Organizar um texto utilizando parágrafos,
estrofes e versos;
·
Revisar seus próprios textos a partir de uma
primeira versão, com ajuda do professor, redigir as versões necessárias até
considerá-lo suficientemente bem escrito para o momento;
Justificativa:
Esse projeto se justifica na necessidade de imergir no
gênero poema compreendendo-o, conhecendo autores, lendo obras e produzindo seus
próprios textos de autoria, crescendo e aprendendo continuamente, e porque a
turma participará da Olimpíada da Língua Portuguesa: escrevendo o futuro que
nesse ano terá como tema “o lugar onde vivo”.
Fundamentação:
Ler é sonhar e escrever
é tornar conhecido esse sonho. Ao pensarmos sobre a importância do poema em
sala de aula não precisamos ir muito longe, basta compreender que o poema fala
de sentimentos, emoções, realidades, da alma, enfim, o poema faz parte da vida
do ser humano.
Poema é diversão, é
leitura agradável, instiga a curiosidade e motiva a aprender, a criar, a
compartilhar sonhos, desejos e realidades.
Não
existe regra do que escrever em um poema, podemos falar do mundo, de uma flor,
da nossa mãe, de um pingo d’água, das nuvens no céu, ou das estrelas do
universo, das traquinagens do irmão, das nossas preferências, dos lugares onde
vivemos, das coisas que gostamos ou dos livros que estamos lendo, não há
limites nem restrições é só soltar a imaginação.
Os professores
devem trabalhar com a poesia com seus alunos, porque esta atividade vem sendo
indicada como um dos meios mais eficazes para trabalhar o desenvolvimento das
habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso
estético e de suas competências leitoras e simbólicas. A interação com a poesia
é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da
criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa
e refinamento da sensibilidade para a compreensão de s i própria e do mundo, o que
faz este tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
(SILVA; JESUS, p. 32-33, 2014).
Levar
esse entendimento para a sala de aula propicia ao aluno utilizar seus
conhecimentos e habilidades naquilo que traz prazer e que o motiva a pensar,
sonhar e realizar.
Precisamos
estimular o interesse do aluno pela arte das letras e assim contribuirmos para
a sua formação social e cultural, pois certamente se tornará um cidadão crítico
e mais sensível às coisas e pessoas que o cercam e ao mundo em que vive.
Sequência
didática:
- Compartilhar a proposta de trabalho com a turma através de uma roda de
conversa sobre o tema:
- Mapear os conhecimentos prévios dos alunos de modo a planejar
atividades que vão ao encontro das suas reais possibilidades de aprendizagens.
- Ampliar o repertório dos alunos oferecendo informações sobre o tema:
inicialmente com leitura de poemas apresentando o gênero e seus respectivos
autores;
- Análise dos conceitos já apreendidos pela turma em debates, expondo
opiniões, etc.;
- Buscar informações sobre o tema em rodas de conversa com os colegas,
com os familiares em casa, observar em casa, na rua e escola onde encontramos motivos
poéticos para nos inspirar, socializar na sala.
- Participar de dinâmicas e brincadeiras envolvendo o tema.
- Desenvolver atividade coletiva e individual sobre o conteúdo estudado.
- Realizar produções e reescrita das obras de autoria dos alunos
melhorando-as.
- Expor no mural da escola os trabalhos realizados pela turma.
- Publicar no Canutícia (jornal escolar) as
obras dos alunos para apreciação da comunidade escolar;
Atividades:
Ø Roda de conversa para apresentação do tema;
Ø Leitura e pesquisas de autores - poemas e
poesias - na biblioteca da escola, e vídeos na internet (extraescolar);
Ø Leitura de fruição e apreciação;
Ø Pesquisa sobre coisas importantes
intrínsecas ao aluno, sua comunidade (rua, casa, bairro, cidade, preferências,
gostos, etc.);
Ø Revisão dos aspectos organizativos do gênero
poema/poesia (características, definição, som, ritmo, verso, estrofe, etc.);
Ø Pesquisa de poetas brasileiros e locais;
Ø Análise de poemas lidos;
Ø Escrita e reescrita de poemas e poesias de
autoria em grupo e individual;
Ø Produção de um livro com as obras produzidas
pelos alunos;
Ø Varal de poemas e poesias no pátio da escola
expondo as obras dos alunos;
Ø Publicar as obras no Canutícia (jornal da
escola);
Ø Seleção das obras que serão enviadas à
Olimpíada de Língua Portuguesa 2014 etapa municipal;
Temas
transversais: pluralidade
cultural.
Avaliação: Formativa e contínua.
Aspectos quantitativos – leitura, escrita e reescrita de produções
de autoria; pesquisa.
Aspectos qualitativos – participação, relacionamento
interpessoal, realização de tarefas, disciplina, interesse, ética.
Recursos:
lápis, lápis coloridos,
borracha, caderno, livro de poemas e poesias, livros infantis, papel Kraft,
folha sulfite, vídeo, atividade impressa.
Referências:
DIRETRIZ MUNICIPAL. Diretriz curricular municipal – Ensino
fundamental I – 5º ano. São Francisco do sul, SC: 2014.
SILVA, E; JESUS, W. Como e por que trabalhar poesia na sala de
aula. Revista graduando,.nº2,.jan/jun..2011..Disponívelem:<http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>.
Acessado: maio/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário