1 de jul. de 2012

Projeto: Cuidando do Meio Ambiente

Turma: 4º ou 5º ano
Duração: 1 (um) mês
Avaliação: formativa e processual


Justificativa:

Na atualidade as escolas ainda não tem em sua grade curricular um eixo que conceba a educação ambiental como parte integrante da educação escolar, percebe-se que existe uma grande dificuldade de se trabalhar com este tema, o qual exige empenho por parte da escola e professores numa ação interdisciplinar. Ensinar sobre os cuidados com o meio ambiente nas escolas é muito mais que desenhar em datas comemorativas como no dia da árvore, a educação ambiental precisa ser vista como uma necessidade em salvar o meio ambiente, e, portanto, a vida de todos os seres vivos que compartilham o planeta Terra. Uma das maneiras de trabalhar a educação ambiental nas séries iniciais, é a reciclagem, e a conscientização da comunidade escolar, trazendo para dentro da sala de aula materiais que podem ser transformados em brinquedos, e levando para fora da escola informações de como podemos cuidar do meio ambiente. Assim, a aula se torna educativa, lúdica e significativa para os alunos, pois eles estão compreendendo a importância de estar contribuindo com o meio ambiente de uma forma prazerosa. 
A Educação Ambiental é o caminho para construção da cidadania, ética, solidariedade, natureza, diversidade cultural e responsabilidade social, tendo como referencial teórico a Ecopedagogia que procura promover a aprendizagem no sentido das coisas a partir da vida cotidiana (GADOTTI, 2000).

Objetivos:
  • Desenvolver uma consciência ambiental;
  • Compreender o processo de reciclagem;
  • Verificar  o tempo  da decomposição dos materiais orgânicos e não-orgânicos no meio ambiente; 
  • Propor uma reflexão sobre a condição de vida da população, desperdício de alimentos e politicas públicas na área;
  • Desenvolver a oralidade e a escrita;
  • Desenvolver conceitos matemáticos e artísticos;
  • Desenvolver conceitos históricos, geográficos e de processos naturais na natureza;  



Atividades significativas:

  • Roda de conversa para verificar o conhecimento prévio dos alunos e saber qual é o destino do lixo nas suas casas;
  • Pesquisa na internet/revistas/livros sobre reciclagem, coleta seletiva de lixo, desperdício de alimentos, desmatamento, camada de ozônio e as mudanças climáticas, econômicas, sociais e ambientais através da história (3 aulas);
  • Confeccionar coletores de lixo ecológicos para o descarte do lixo orgânico,  papel, alumínio, plástico e eletrônicos (pode-se utilizar para isso baldes velhos) (3 aulas);
  • Confeccionar cartazes com o tema dos 3 "erres", Reduzir (o consumo), Reutilizar (o que não possui mais utilidade em casa  para outros fins), Reciclar (materiais já utilizados para fabricar coisas úteis) e expor na escola (3 aulas);
  • Produzir textos em grupo discorrendo sobre as consequências da falta de cuidado com o meio ambiente (levantar temas geradores, ex: jogar lixo na rua provoca enchentes em dias de chuva,  na minha casa descartamos, reciclamos ou não o lixo, etc.);
  • Confeccionar brinquedos com materiais recicláveis: caixas de leite (carrinhos, robozinhos, etc.), garrafa pet (Chocalhos, etc); usar a criatividade (2 aulas);
  • Realizar pesquisas na comunidade e casa dos alunos sobre como o lixo é descartado, elaborar tabelas e confeccionar painel, expor na sala (2 aulas);
  • Ouvir músicas, ler e escrever poesias, palavras cruzadas, caça palavras, histórias ou mesmo assistir a um vídeo/documentário sobre o tema;
  • Convidar um catador de lixo para falar com os alunos sobre a importância do seu trabalho;
  • Se a escola possuir uma horta plantar verduras com os alunos. Se não possuir uma horta fazer uma, caso não tenha espaço pode utilizar um terrário ou vasos de plantas  para a atividade;


SUGESTÕES:






Filmes sobre o meio ambiente: 




Referências:

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Petrópolis, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário